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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

Todo profissional da hotelaria já ouviu falar sobre Revenue Management: o gerenciamento das tarifas aplicadas por hotéis e pousadas, ou seja, vender o quarto certo para o hóspede certo na hora certa. Contudo, esse gerenciamento ainda tem uma gama de processos a serem explorados na maioria dos hotéis.


Se basear apenas nas estações do ano ou datas comemorativas não é suficiente. Ter taxas variáveis pré-definidas (BAR) é uma prática que funcionou por muito tempo, até que a tecnologia hoteleira, acompanhando tendências de outros mercados, tomou os caminhos da precificação dinâmica e automática. 


Utilizar um RMS inteligente, é conseguir identificar automaticamente picos e quedas nas reservas, além de outros fatores que impactam na performance de vendas, ajudando os hotéis na gestão assertiva de preços em todo o ano. Neste artigo vamos falar sobre tudo o que você precisa saber antes de implementar um RMS no seu hotel. 



O que é um RMS e como ele funciona? 


Revenue Management System (RMS) é um tipo de software desenvolvido para a gestão hoteleira, com o intuito de realizar de maneira rápida, fácil e automatizada as tarefas relacionadas ao gerenciamento de tarifas e receita. 


Com um RMS é possível, por exemplo, realizar rapidamente análises de ocupação, ADR (diária média) e REVPAR (Receita por quarto disponível). E, com base nisso, tomar decisões mais assertivas e lucrativas para o seu hotel.


As versões mais recentes, como o VOA Smart Pricing, utilizam Inteligência Artificial e automação para analisar um grande volume de dados em segundos, aplicando a tarifa ideal para cada dia e hora, a partir da rápida interpretação dos dados. 

O resultado são tarifas mais competitivas e rentáveis. 



Para quem é o RMS? 


O RMS é indicado para  hotéis, pousadas e resorts  de todos os tamanhos. O resultado financeiro será percebido independente do porte do seu hotel. 


Utilizá-lo para  gerenciamento de tarifas  é a certeza de um maior dinamismo nas ações que impactam diretamente na sua receita.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UTILIZAR UM RMS NO MEU HOTEL


Com uma previsão de demanda mais realista e precisa, é possível  diminuir o tempo operacional. Suas  tarifas serão monitoradas e ajustadas nos canais de venda 24h por dia  de acordo com diversos parâmetros pré estipulados. Sendo assim, os três principais benefícios do RMS são:
1. Resposta rápida na variação de demanda 


Um RMS eficiente consegue, por meio da Inteligência Artificial, captar facilmente a variação de demanda de acordo com a atividade real do mercado. 


2. Aumento de receita 


Como dissemos, um RMS não deixa nenhum dos 365 dias à frente de fora. Com a flutuação em tempo real baseada em regras e parâmetros, é possível impulsionar a diária média, a receita e também o RevPAR.


3. Eficiência operacional


Com a automatização do gerenciamento de tarifas do seu hotel, planilhas e relatórios preenchidos manualmente todos os dias não vão precisar existir mais. Dessa forma, é possível utilizar o profissional responsável de forma mais estratégica, com o objetivo de melhorar ainda mais a lucratividade do negócio.



Lista de serviços

    Lista de serviços

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      Como escolher um RMS para o meu hotel? 


      Esse tipo de sistema pode ser complexo, possuindo inúmeras funções. Conheça as principais que você deve procurar na hora de contratar um RMS para o seu hotel:



      Precificação dinâmica

      Este é um dos recursos mais importantes em um RMS. Com essa funcionalidade, há uma resposta rápida nos preços quando há mudanças na demanda. 

      Ou seja, é importante que seu RMS ofereça a funcionalidade de precificação dinâmica, dessa forma as tarifas são atualizadas 24h por dia nos canais de venda de acordo com as análises sem depender de ajustes manuais.


      Identificação de estagnação

      Este tópico é responsável pela flutuação tarifária quando não há variação de ocupação entre as atualizações. O algoritmo reage à janela de compra, ocupação do hotel, concorrência, entre outros fatores.


      Visualização de preços dos concorrentes

      Quando buscar por um RMS, não deixe de perguntar sobre o comparador de preços (Rate Shopper). As tarifas dos concorrentes recolhidas e traduzidas em dashboards interativos fazem toda diferença para trabalhar assertivamente perante o mercado.


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      Dashboard com dados 


      As informações analisadas e geradas pelo seu RMS precisam estar disponíveis para análise, por isso, é importante que ele ofereça a opção de visualização dos dados em tabelas, gráficos ou dashboards. Com isso é possível compartilhar e analisar informações de forma mais fácil e, principalmente, identificar tendências significativas. 


      ESTÁ BUSCANDO UM RMS?


      O VOA Smart Pricing é o sistema de precificação dinâmica mais completo do mercado. Com inteligência artificial e automação integrada com seu PMS, trabalha 24h por dia com o intuito de aumentar o faturamento do seu hotel com tarifas mais lucrativas.



      conheça o VOA Smart Pricing
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      Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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