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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

O planejamento é essencial para que um bom negócio funcione. Na área de vendas, a imprevisibilidade do mercado faz com que esse planejamento se torne ainda mais indispensável. 


É importante para o
gestor hoteleiro saber das possibilidades de crescimento da empresa em curto, médio e longo prazo. Por isso o forecast tem sido um grande aliado nas antecipações que um negócio precisa ter. 


Neste blog vamos te mostrar como funciona a base do
Revenue Management: o forecast. Vamos falar também sobre algumas dicas de como fazê-lo de forma mais prática e assertiva para melhorar os resultados do seu hotel.





O QUE É UM FORECAST?



O forecast prevê informações de vendas em um determinado período de análise, seja em semanas, meses, trimestres, semestres ou anos. 


Através dele, é possível:


  • Estrategiar campanhas de marketing e vendas para datas específicas de acordo com a demanda
  • Identificar os períodos de maior ou menor previsão de demanda
  • Acompanhar a receita e o alcance de meta estipulada para cada período, de acordo com a sazonalidade
  • Otimizar resultados em diferentes canais de distribuição




Lista de serviços

    Lista de serviços

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      4 dicas para um forecast assertivo


      A base para composição de um forecast assertivo são os dados da sua empresa e indicadores relevantes como a análise dos concorrentes, ocupação e resultados de vendas anteriores por período. Assim, é possível sair da suposição e trazer cenários mais concretos sobre o futuro das suas vendas, de acordo com todos os fatores que impactam diretamente no seu perfil de estabelecimento, público, destino e período do ano.


      Separamos 4 dicas para um forecast sólido que te ajude a conquistar maiores resultados:




      1.Identificar de maneira rápida e confiável o histórico de vendas


      Quando alimentamos uma planilha manualmente, há maior chance de erros ou falhas no preenchimento ou geração de relatórios. Quando recolhidos por automação, a confiabilidade dos números chega a 100%. 




      2. Olhar para os períodos de vendas

      Olhar os meses de alta e baixa é importante para entender o funcionamento do hotel e a demanda, mas entender em quais meses você tem uma maior compra para esses períodos faz toda diferença na hora de saber quando divulgar cada ação de marketing, por exemplo. Assim, é possível saber o quanto seus hóspedes tem costume de se antecipar nas compras (ou não) e se planejar de acordo com a janela de compra.




      3. Fazer o planejamento operacional de acordo com a demanda prevista


      Mais do que entender os momentos de baixa para ações de marketing, obras ou manutenções, compreenda e antecipe os gastos necessários para um atendimento de qualidade e experiência dos hóspedes, como por exemplo: contratação de staff extra, antecipar negociações e agendas de compra com fornecedores ou atividades fora do rotineiro como música ao vivo, eventos gastronômicos, recreadores, etc.




      4. Comportamento semanal de compra


      Além do forecast, acompanhe também os dias da semana em que historicamente seus canais (separadamente) mais vendem. O horário dessas vendas pode ser interessante para encaixar melhor sua divulgação de ações em redes sociais, disparo em tráfego pago ou atualização dos preços.





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      FERRAMENTAS PARA MONTAR UM FORECAST


      Uma
      ferramenta essencial para a coleta dos dados citados acima é o RMS (Revenue Management System), um sistema de gerenciamento de receitas que utiliza IA (inteligência artificial) para calcular os preços ideais para cada tipo de quarto do seu hotel. Essa análise do RMS permite identificar as variáveis existentes no processo de precificação analisando pace de vendas, datas especiais, feriados dentre outros fatores que interferem na dinâmica de preço dos hotéis


      Aliado ao
      RMS, existe uma outra ferramenta que também auxilia na construção do forecast, o Rate Shopper (Comparador de Preços)


      O Rate Shopper é responsável por fazer a aquisição e análise das tarifas dos concorrentes utilizando também IA (inteligência artificial) e entregando relatórios comparativos prontos para serem utilizados na criação das estratégias de vendas. Essa ferramenta leva em conta o dinamismo das tarifas de hotéis, como por exemplo descontos promocionais, datas comemorativas, eventos não recorrentes na região dentre outros fatores que possam influenciar os preços daquela determinada área. 




      Qual a vantagem do forecast para o meu hotel?


      Como o
      forecast facilita a visão do negócio em maior escala, o planejamento financeiro estará de acordo com o dinamismo do negócio. Desta forma, é possível estabelecer o budget, definir contratações e calendário de campanhas e eventos. Além de, claro, analisar de forma recorrente as possíveis variações de vendas dentro do período estabelecido. 


      Otimize seus gastos e seu tempo: um forecast pode ser montado e acompanhado de forma rápida com a ajuda de algumas ferramentas como
      RMS (Revenue Management System) e Rate Shopper. Aumente seu faturamento e esteja à frente dos seus concorrentes utilizando ferramentas essenciais no dia a dia hoteleiro. 


      Conheça nossas soluções:


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       Atualizações Tech | Janeiro 2024

 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra
      Por Fenanda Santos 07 fev., 2024
      Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
      05 jun., 2023
      Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
      28 abr., 2023
      O primeiro passo para vendas mais promissoras e assertividade no plano de ação é: “o que o meu hotel precisa hoje para sair da média e vender mais?”. Leia este conteúdo e descubra.
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      08 fev., 2023
      A IA consegue oferecer insights nunca antes experimentados pela indústria hoteleira, sendo capaz de oferecer oportunidades de melhorias na precificação, na flutuação das tarifas, na distribuição tarifária e estudos de mercado comparando concorrentes, por exemplo.
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      02 fev., 2023
      Se os hóspedes estão procurando por valores antes de optarem pelo seu hotel, por que você também não está fazendo isso? Saiba como solucionar esse gap de forma simples na leitura deste blog
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      24 jan., 2023
      O Revenue Management (gerenciamento das tarifas aplicadas por hotéis e pousadas), ainda tem uma gama de processos a serem explorados na maioria dos hotéis. Leia este conteúdo e descubra todas as respostas para melhorar o resultado do seu hotel.
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      17 jan., 2023
      Para os hoteleiros que querem se destacar entre os concorrentes, a hora de agarrar as oportunidades que estão surgindo para aumento de receita do hotel é agora. Confira todos os insights dos nossos especialistas e as tendências que vão nortear a hotelaria em 2023.
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      Saiba como a flutuação e o envio de tarifas aos canais pode ser rápido e eficiente. Alguns exemplos de dados a serem levantados:...
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